LOW CARBON BUSINESS
ACTION IN BRAZIL

Apoiar a transição de Pequenas e Médias Empresas (PME)
para a economia de baixo carbono

SAIBA MAIS

LOW CARBON BUSINESS ACTION IN BRAZIL


O projeto Low Carbon Business Action in Brazil é uma iniciativa financiada pela União Européia que visa envolver as Pequenas e Médias Empresas (PME) do Brasil e de 28 Estados Membros da União Européia, promovendo o intercâmbio de experiências inovadoras, apoiando as empresas na sua transição para tecnologias de baixo carbono e processos eficientes de recursos dentro dos sub-setores alvo do projeto Low Carbon Brazil e áreas relacionadas, que contribuem principalmente para as emissões brasileiras de Gases de Efeito Estufa (GEE).

OBJETIVOS


Low Carbon Brazil - Tecnologia de Baixo Carbono Promover a transição sustentável das PME para tecnologias de baixo carbono e processos eficientes em termos de recursos

Low Carbon Brazil - Tecnologia de Baixo Carbono Internacionalizar as PME da UE e apoiar a inovação, a competitividade e o ambiente e a sustentabilidade económica das contrapartes locais

Low Carbon Brazil - Tecnologia de Baixo Carbono Apoiar estratégias nacionais de baixa emissão de carbono para combater as mudanças climáticas

Low Carbon Brazil - Tecnologia de Baixo Carbono Expandir empresas emergentes e criar novas empresas no setor de tecnologia de baixo carbono, incluindo produtores de equipamentos e provedores de serviços

SETORES DE FOCO DA LOW CARBON BUSINESS ACTION IN BRAZIL


Alguns setores da economia respondem pela maior parte das emissões de GEE no Brasil.
Várias empresas européias inovaram para desenvolver soluções de tecnologia e processos amistosos ao meio ambiente.
O Projeto Low Carbon Business Action in Brazil pretende estimular a competitividade e a sustentabilidade das PMEs brasileiras nas seguintes áreas:


Low Carbon Brazil - Tecnologia de Baixo Carbono

AGRICULTURA & ATIVIDADES FLORESTAIS

Low Carbon Brazil - Tecnologia de Baixo Carbono

ENERGIAS RENOVÁVEIS

Low Carbon Brazil - Tecnologia de Baixo Carbono

PROCESSOS INDUSTRIAIS

Low Carbon Brazil - Tecnologia de Baixo Carbono

GESTÃO DE RESÍDUOS & BIOGÁS

Low Carbon Brazil - Tecnologia de Baixo Carbono

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFÍCIOS

NOTÍCIAS SOBRE OS PROJETOS DO LOW CARBON BRAZIL

Lubrificante eficiente para motores a gás

A proposta do projeto de destaque tem como principal objetivo oferecer um lubrificante eficiente, que irá reduzir danos ao motor, aumentar o rendimento do combustível e diminuir, ainda mais, a emissão de gases.

Leia Mais

Internet de Energias Renováveis (IoRE) aplicada à energia solar distribuída com uso de tecnologia Blockchain e medidores de energia IoT

Desenvolvida pelo pesquisador e fundador da COSOL, Csaba Sulyok, a IoRe irá transformar, positivamente, o setor de energia, fornecendo um sistema descentralizado, seguro, econômico e sem intermediários. Conheça mais sobre o premiado projeto da COSOL na entrevista a seguir.

Leia Mais

Sistemas de previsão de geração de energia eólica em curto prazo e integração com a rede elétrica brasileira

O Low Carbon Brasil conversou com João Sousa, CEO da Prewind no Brasil, e Shirley Damasceno, da Energo, partner europeu e brasileiro do projeto deste destaque, para entender um pouco mais sobre o cenário atual da energia eólica, e como o projeto apoiado pela União Europeia pode auxiliar o Brasil na obtenção de energia elétrica com fonte renovável.

Leia Mais

Desenvolvimento do primeiro conceito de biodigestor tecnológico para o tratamento de resíduos de cana-de-açúcar

A ME-LE Biogas GmbH, empresa alemã com uma filial no Brasil especializada no tratamento de resíduos da agricultura e indústria, estuda a viabilidade de desenvolver o primeiro conceito de biodigestor tecnológico para o tratamento de resíduos de cana-de-açúcar (vinhaça, torta de filtro e bagaço) a fim de gerar energia decentralizada.

Leia Mais

Produção de tilápia, camarão e hortaliças por meio da aquaponia

O Low Carbon Brazil conversou com o doutor e biólogo Julio Ximenes, da PISCIS, e com Anton Rossbach, CEO da empresa alemã GLOASIS GmbH. Juntos em um projeto que irá beneficiar grande parte do estado do Ceará, em relação a produção de alimentos e geração de empregos.

Leia Mais

Fábrica de tijolos a base de fibras vegetais

A brasileira Arquiar Engenharia, ao lado iNergy Agtech, empresa europeia de origem romena, estão cooperando na construção de uma fábrica de tijolos a base de fibras vegetais oriundas do coco e caju. Um projeto único que une inovação e sustentabilidade voltado para engenharia e arquitetura, e que contribui diretamente com protocolo de Kyoto, pois não utiliza combustíveis fósseis, reduz emissão de CO2 e aumenta a eficiência energética em edifícios.

Leia Mais

Fábrica de classificação de resíduos sólidos

Um dos projetos do Low Carbon Brazil pretende construir uma fábrica de classificação de resíduos sólidos, onde seja possível receber esses resíduos, separar os materiais entre recicláveis e não recicláveis, e ao mesmo tempo produzir energia renovável para recarregar as baterias dos caminhões elétricos responsáveis pela coleta.

Leia Mais

Usina solar comunitária

Um dos projetos de destaque no Estado de São Paulo, uniu uma empresa Alemã (ee-Nord) e uma de Santa Catarina (Elektsolar), e tem como objetivo desenvolver uma usina solar comunitária de 1 MWp, em Ubirajara, interior de SP, sob o modelo de Geração Distribuída.

Leia Mais

Produção de arroz em rotação com milho e trigo

Utilizando irrigação por pivô central, no lugar de condições de inundação para o arroz, o novo sistema de rotação de arroz com milho e trigo, poderá melhorar a qualidade do produto e manter o rendimento tornando até mais lucrativo com as outras culturas. Area Europa e GND Brasil, que estão juntas neste projeto, explicam mais sobre a técnica e as expectativas de implantação.

Leia Mais

Tecnologia de Risco e Propagação de Incêndios Florestais

A empresa Aria Technologies, especialista em sistemas de informação e monitoramento via satélite, pretende trazer ao Brasil uma solução que já é usada em muitos países europeus, principalmente por Portugal e Espanha. O projeto piloto será em Santa Catarina, com os associados da Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR) e irá reduzir o impacto de incêndios florestais as emissões de GEE decorrentes de queimadas.

Leia Mais

The Dome Project

Voltado a pecuária, este projeto estuda a viabilidade técnica, econômica, mercadológica e comercial, e a instalação de projetos pilotos de pequenas cúpulas (domes) que irão identificar o melhor e mais eficaz método para coleta e separação de gás enriquecido com metano (CH4) e Dióxido de Carbono (CO2) de Ruminantes. Com os dados obtidos, será possível extrair informações para o desenvolvimento de uma planta Dome de larga escala, e modelos de replicação. Conheça mis sobre o projeto The Dome, que vai unir o Instituto CO2 Zero e a empresa irlandesa Murphy Inventions Limited.

Leia Mais


INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

A Low Carbon Business Action in Brazil é implementada com o apoio de instituições brasileiras e da União Europeia que compõem o Comitê Diretivo do Projeto.

Organizações, intermediários de negócios e representações setoriais deo Brasil e da União Europeia também podem se registrar e se beneficiar da Ação.



SOBRE O PROGRAMA LOW CARBON BRAZIL




Programas de parceiros da UE