FASE II

Low Carbon Business Action in Brazil chega em sua segunda fase


Low Carbon Brazil - Tecnologia de Baixo CarbonoLow Carbon Brazil - Tecnologia de Baixo Carbono

A União Europeia, que lidera a transição para uma economia de baixo carbono, desenvolveu uma iniciativa pioneira de aproximar empresas brasileiras e europeias que possuem soluções inovadoras de tecnologias para redução das mudanças climáticas.

O principal objetivo:

apoiar na internacionalização das pequenas e
médias empresas europeias estabelecendo acordos de
parcerias nos setores de baixo carbono com empresas brasileiras,
e auxiliar no acesso a fundos verdes para financiar seus projetos,
contribuindo com a redução de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) no Brasil
.


Formado por um Comitê Diretivo de entidades nacionais, públicas e privadas, tais como Sebrae, CEBDS, CNA, CNI, Febraban, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Ministério do Meio Ambiente, e pelas Diretorias Gerais da Comissão Europeia - DG Growth e DG Clima, o Low Carbon Business Action in Brazil teve seu início em setembro de 2015, e reuniu mais de 300 empresas brasileiras e europeias.

Ao longo de 2016 e 2017, diversas rodadas de negócios foram realizadas no Brasil até que 90 projetos foram selecionados para receber assistência técnica para tornar essas parcerias possíveis. A segunda fase do Low Carbon Business Action in Brazil, que começou em final de 2017 e se concretizará em 2019, consiste em promover suporte técnico e financeiro a todos os projetos selecionados durante a primeira fase.

Prestadores de serviços homologados pelo Low Carbon Business Action in Brazil prestarão apoio técnico para transformar as parcerias em projetos susceptíveis de obter financiamento, nas seguintes áreas:



Low Carbon Brazil - Tecnologia de Baixo Carbono

Serviços de viabilidade de mercado, econômicos e financeiros;
Serviços de viabilidade técnica;
Serviços de impacto potencial (ambiental, análise de custos);
Assessoria Jurídica (Mapeamento de certificações, DPI, impostos, ambiente regulatório, incentivos);
Assessoria Financeira e Facilitação com Organismos Financeiros.

Enquanto isso, especialistas financeiros irão mapear os instrumentos financeiros disponíveis no mercado nos setores de baixo carbono, que estarão à disposição das empresas através de uma ferramenta de busca online no website da Low Carbon Brazil. Nossos especialistas também facilitarão o acesso das empresas parceiras às instituições financiadoras, identificando quais mecanismos de financiamento se ajustam às necessidades dos projetos.



Low Carbon Brazil - Tecnologia de Baixo Carbono

AGRICULTURA & ATIVIDADES FLORESTAIS

Low Carbon Brazil - Tecnologia de Baixo Carbono

ENERGIAS RENOVÁVEIS

Low Carbon Brazil - Tecnologia de Baixo Carbono

PROCESSOS INDUSTRIAIS

Low Carbon Brazil - Tecnologia de Baixo Carbono

GESTÃO DE RESÍDUOS & BIOGÁS

Low Carbon Brazil - Tecnologia de Baixo Carbono

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFÍCIOS





Em um cenário onde o Brasil é o 10º maior emissor individual de GEE, principalmente devido às atividades em setores como a agropecuária, florestal, energia, processos industriais e resíduos, o projeto da União Europeia “Low Carbon Business Action in Brazil”, se apresenta como grande incentivador na troca de soluções inovadoras contra as mudanças climáticas, além de ser uma maneira de internacionalizar as pequenas e médias empresas Europeias dentro do contexto de sustentabilidade econômica e ambiental.




Programas de parceiros da UE